CRISTAIS



Hoje existe uma grande preocupação na aplicação de formas mais naturais de terapias, aquelas que possam tratar sem agredir, que possam de alguma forma promover a reintegração do homem com a natureza da qual ele faz parte. Os cristais atuam desta forma, acrescentando suas vibrações ao nosso campo energético, o que faz com que possamos restabelecer e manter nossas energias em equilíbrio.

Para o uso de cristais de forma adequada e voltada para a cura interior ou exterior é preciso um estudo e o conhecimento dos chacras, já que através deles podemos mudar muitas reações de nosso emocional, espiritual e físico.

É preciso sempre neutralizar um cristal das energias que por ventura ele traga consigo e após isso recarrega-lo; para a primeira função a água com sal é o suficiente e para recarrega-lo basta deixa que a própria natureza aja sobre ele, com a luz da lua e sol e com a força da chuva e ventos (em determinados horários).

Os cristais são usados basicamente para amplificar e equilibrar as energias da pessoa que os está utilizando. A forma mais prática para despertar as energias dos cristais é colocar na mente uma intenção clara e simples, enquanto os segura ou olha para eles. Com isto em mente, os diversos cristais e pedras podem ser utilizados para cura (física, emocional, mental, espiritual), proteção, equilíbrio, expansão, manifestação e meditação. Em alguns casos, podem ser colocados sobre partes específicas do corpo, principalmente sobre os chakras.

Os principais usos dos cristais são: - Cristal Pessoal: Selecione um cristal de terminação única (ponta) para ser seu cristal pessoal, aquele que você carrega consigo todo o tempo, usa em meditações, coloca à noite sobre sua mesa de cabeceira ou embaixo do travesseiro e que seria como o seu amigo mais íntimo e confidente. Para carregá-lo use um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo. - Cristais para Cura e Remédios: Selecione alguns cristais especificamente para este fim. Não use o seu cristal pessoal em outras pessoas, pois ele estará carregado com sua própria energia. Use os cristais de cura para equilibrar os chakras de uma outra pessoa, para aliviar dores ou energizar. Para isto, visualize luz branca e direcione a ponta do cristal para as partes do corpo da pessoa nas quais deseja trabalhar. Pode-se ainda fazer remédios (elixires) com os cristais e pedras preciosas, energizando a água com eles, colocando-os em vidros com óleos de massagem, cremes hidratantes, colírios, etc. Para energizar a água com cristais, proceda da seguinte maneira:

1. Limpe e energize a pedra a ser usada, de preferência pelo método da Selenita.
2. Lave bem, em água corrente, um recipiente de vidro incolor, liso e transparente, e coloque dentro dele água pura, de preferência destilada, ou água de fonte (pode-se usar água mineral sem gás engarrafada).
3. Coloque a pedra devidamente limpa e energizada no recipiente com água e deixe no sol para energizar durante um período mínimo de três horas, pela manhã. Proteja o recipiente com uma gaze para evitar a entrada de impurezas ou insetos.
4. Terminada a energização, tampe o recipiente com um pires e deixe-o sempre na temperatura ambiente (não coloque na geladeira).
5. Tome a água energizada, em pequenas doses, três a quatro vezes por dia.
6. Durante a preparação da água energizada, não esqueça de se envolver com luz branca e projetar essa mesma energia no recipiente com água, mentalizando sua força, a intenção clara e a ajuda de seus protetores e dos elementais responsáveis pela pedra.
7. Não energize a água com pedras e cristais de diferentes tipos. Separe um recipiente para cada tipo diferente de pedra.

Energização de Ambientes: Para purificação constante e energização de ambientes de trabalho, repouso, refeições, etc, o ideal é usar uma drusa de Cristal de Quartzo, num tamanho proporcional ao número de pessoas que frequentam o ambiente (para um consultório pequeno por onde passem inúmeros clientes por dia, usar uma drusa grande; para um quarto de dormir bem grande frequentado por uma ou duas pessoas, basta uma pequenina drusa). Outro procedimento ideal para purificação e energização de ambientes é fazer aquários com várias pedras de cores diferentes, que também servem como elemento decorativo. Neste caso, quando sentir que a água está grossa, mais escura ou carregada, troque-a e lave as pedras em água corrente, recolocando-as no aquário com a água nova. Use sua intuição para combinar as cores, mas é essencial que sempre haja um quartzo branco, que servirá como catalisador.

Uso com Plantas ou Animais: Para energizar plantas, coloque um cristal no vaso, enterrado junto à raiz da planta. Para animais domésticos, coloque um cristal onde o animal costuma dormir. NÃO USE ESSES CRISTAIS PARA OUTROS FINS.

MÉTODOS DE ENERGIZAÇÃO
Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar as baterias". Os métodos mais conhecidos são:

Sol: Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do Sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.

Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (Lua crescente ou cheia, de preferência).

Sol/Lua: Coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do Sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.

Terra: Como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo.

Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.

Energização com as mãos: Coloque o cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.

Drusa: Da mesma forma que limpa, a drusa também pode reenergizar seu cristal. Apenas coloque-o sobre uma drusa por um tempo mínimo de três horas.

Selenita: Durante o processo de limpeza pela Selenita, os cristais e pedras já estarão sendo automaticamente energizados.

MÉTODOS DE LIMPEZA
Para que a energia dos cristais possa estar em pura sintonia com a sua própria energia, é necessário que se faça, de vez em quando, uma limpeza energética, principalmente antes de seu primeiro contato com os cristais e quando eles forem usados para trabalhar com outras pessoas.
Os métodos de limpeza energética mais utilizados são:

Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais em qualquer dessas águas, contanto que não estejam poluídas, pelo tempo que a sua intuição determinar.

Água com sal grosso: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem com o sal, e podem perder o brilho e a cor.

Defumação: Acenda o incenso de sua preferência (sálvia, cedro, defumador. etc) e sopre bastante sobre seu cristal, defumando todas as suas faces e toda a sua área, pelo tempo que achar necessário.

Drusa (para limpeza de pedras pequenas): Coloque suas pedras sobre uma drusa (aglomerado) de Cristal de Quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é autolimpante e auto-energizante.

Sopro: Mentalize luz branca, ou violeta, e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.

Chuva: Deixe seu cristal sob chuva forte. É um ótimo método de limpeza.

Selenita: O método mais prático, eficiente e rápido para limpar Energèticamente qualquer tipo de cristais ou pedras, é usar um bastão natural de Selenita (ou Gipsita). Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste um Cristal de Quartzo, cuja ponta deve estar direcionada para todas as pedras que estejam necessitando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe as pedras nessa posição por cerca de trinta segundos, e elas já estarão todas limpas e energizadas simultaneamente. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.

Os cristais e pedras tanto brutos quanto lapidados, agem doando e absorvendo energias. Por isso é importante que não nos descuidemos de sua limpeza e energização. Abaixo vamos falar de algumas pedras que serão usadas em comunhão com cabalas e cromoterapia.

CRISTAL DE ROCHA: atua principalmente no chacra coronário, por sua capacidade de permitir que a luz branca o atravesse e se decomponha em todas as cores, ele atua reequilibrando e suspirando todo o organismo dos elementos dos quais este necessita. Na aura ele atua limpando-a. Ele harmoniza as energias circulares em nossos corpo, pois age desbloqueando os canais por onde essas energias circulam.
QUARTZO ENFUMAÇADO: seus uso destina-se principalmente ao primeiro chacra, ao agir ele traz o sentimento do amor do chacra cardiaco para o chacra básico, permitindo que tenhamos capacidade de eliminar as emoções negativas e desnecessárias.
AMETISTA: embora sua ára de atuação seja principalmente o sexto e sétimo chacras, ela pode ser usada em qualquer outra parte do corpo. A ametista purifica não apenas nosso corpo físico, mas também as nossas vibrações, fazendo com que nos tornemos mais conscientes de nossa participação num todo maior.
CITRINO: é mais usado no chacra do umbigo. Aumenta a autoconfiança permitindo que nos sintamos mais calmos e com melhores condições de tomar decisões e aceitar com otimismo os problemas ligados a nossa rotina.
QUARTZO OLHO DE TIGRE: usado no chacra do umbigo, leva-nos a tomar consciência de nossa força interior, desenvolvendo nossa autoconfiança.
AGATA ALARANJADA: atua acalmando nossas emoções e a medida que isso cocorre, ela cria condições para que possamos examinar com mais clareza os problemas que nos preocupam.
CRISIOPÁSIO: alcama, diminui o egoísmo e permite que a pessoa participe mais do seu meio ambiente.
ÁGUA MARINHA: ela acalma a mente e alivia o stress, reduz o medo.
LAPIS-LAZULI: o Lapis-Lazuli é considerado um purificador, tanto mental, como espiritual. Colocada na área do terceiro olho ela consegue penetrar através dos bloqueios subconscientes, permitindo o contato com amente intuitiva. Estabiliza o poder da mente, permitindo a atuação da força espiritual ajuda na libertação de feridas emocionais profundas.
MALAQUITA: trata-se de uma pedra que absorve energia negativa e traz a tona suas origens mentais e psiquícas.
CRISOCOLA: se usada noi terceiro olho acalma padrões negativos do pensamento.
TURMALINA AZUL: usada no sexto chacra para acalmar a mente, abrandando emoções.
TURMALINA NEGRA: ela tem a capacidade de desviar as energias negativas sem absorve-las.

Essas são apenas algumas das muitas pedras que podemos usar, portanto, lembre-se que não preciso muito para ser um médium zeloso com o mais importante de todos os templos e o maior presente para qualquer guia: SEU CORPO.

AUTORA: Astartê

Comentários:

Postar um comentário